Press "Enter" to skip to content

5 DICAS PARA UMA EDIÇÃO DE ÁUDIO INCRÍVEL

Lucas 0

Com o advento da tecnologia – sobretudo o advento da informática – iniciado desde os primeiros anos do século XXI, muitas atividades profissionais nas quais antes só podiam ser em lugares determinados por pessoas qualificadas (o que demandava muito tempo e muito dinheiro), agora podem ser realizadas praticamente por qualquer pessoa e em qualquer lugar, bastando um computador conectado à Internet e uns poucos equipamentos apropriados.

CONFIRA O INFOGRÁFICO DE DICAS PARA EDIÇÃO DE ÁUDIO QUE FOI BASEADO NESSE ARTIGO

EncurtaNET

A edição de áudio também faz parte desta revolução tecnológica dos primórdios do terceiro milênio: antigamente era preciso recorrer a um estúdio ou a um profissional para realizar todos os processos necessários – algo muito lento e muito caro –

Atualmente qualquer computador de mesa ou qualquer notebook podem se tornar um “estúdio portátil” – todos os procedimentos, desde a gravação do áudio até a sua divulgação na mídia, podem ser feitos em qualquer dispositivo doméstico ligado à rede mundial de computadores.

Você está pensando em se aventurar neste importante segmento profissional ou já está trilhando este caminho a algum tempo e está querendo se aperfeiçoar ainda mais? Para te ajudar nesta “jornada sonora”, preparamos 5 dicas para edição de áudio de qualidade.

Confira-as logo abaixo.

1. Adquira um bom equipamento…

Mesmo que você possua um desktop ou um laptop de última geração e também tenha os melhores softwares para realizar edição de áudio, ambos não farão milagres algum se a gravação não for devidamente captada por seu equipamento.

Por isso, um bom microfone e outras “parafernálias” relevantes são imprescindíveis para um trabalho de gravação e edição bem feito.

2. …e tenha um ambiente apropriado

Se você não possuir uma sala silenciosa ou um quarto tranquilo para trabalhar, será praticamente impossível remover o ruído externo durante a edição – você até conseguirá, mas precisará desnecessariamente de mais tempo para esta “tarefa árdua”.

A não ser que você precise gravar em um ambiente barulhento, o melhor é procurar fazer o seu serviço em algum lugar acusticamente apropriado para tal.

3. Faça a remoção de ruídos – Dicas para edição de áudio

Uma outra dica para edição de áudio é eliminar quaisquer ruídos e quaisquer chiados que possam ter “invadido sem querer” a sua gravação. O procedimento para isso pode variar conforme os programas que você esteja utilizando para a edição, mas neste artigo citaremos como fazer cada passo através do Audacity, por ser um software bem popular entre os profissionais e também por ser um aplicativo gratuito:

  • Selecione um trecho do áudio onde não haja nada gravado;

  • Escolha no menu “Efeitos” a opção “Remover ruído” então selecione “Perceber perfil de ruído”;

  • Selecione toda a sua gravação;

  • Escolha novamente a opção “Remover ruído” do menu “Efeitos” e selecione “OK”;

  • Os ruídos de toda a gravação serão removidos.

 

4. Corrija o volume do áudio

Caso toda a gravação esteja com o volume muito alto ou muito baixo, é possível fazer a correção amplificando o áudio. No software Audacity, basta ir no menu “Efeitos” e escolher a opção “Amplificar” para fazer o ajuste no volume.

Agora, caso somente um pedaço da gravação está com diferença no volume (ou seja, ou está baixo demais ou está alto demais), a correção pode ser feita neste trecho em específico com a normalização do mesmo.

No caso do Audacity, vá no menu “Efeitos”, selecione a opção “Normalizar” e então marque a parte a ser ajustada. O trecho escolhido terá o volume corrigido.

5. Acrescente alguns efeitos sonoros

A última das dicas para edição de áudio: é colocar um ou mais efeitos na sua gravação, se você julgar necessário e/ou mais interessante para o seu trabalho.

Todavia, se você não tiver arquivos com amostras de efeitos sonoros para inserir durante a edição, é muito provável que os softwares que está usando possam gera-los para você (verifique nos manuais deles ou procure por ajuda apropriada na Internet, se não souber como proceder).

Caso esteja usando o Audacity, as opções para criar os efeitos estão no menu “Gerar” (consulte a documentação do Audacity para maiores detalhes. Se fossemos explicar todas as opções de efeitos sonoros deste programa, precisaríamos escrever um novo artigo a parte!).

Concluindo nossas dicas para edição de áudio…

Gostou de nossas dicas? Esperamos que elas tenham lhe ajudado a desenvolver ou a melhorar ainda mais a sua capacidade profissional para edição de áudio.  Boa sorte na sua “jornada sonora”! 😊

EncurtaNET