Press "Enter" to skip to content

Como Identificar com precisão um Scam? (Encurtadores, Networks, etc)

Lucas 0

Opa, tudo bem? Meu nome é Lucas Sales e Desde 2015 venho trabalhando com encurtadores de link e outras adnetworks,  e uma coisa é certa, sempre surgem novos scammers e vejo muita gente caindo neles, mas será que você sabe como identificar um site scam?.

Por isso eu decidi, depois de um amigo meu ter perdido cerca de 1.6000,00 R$ em um site desses, fazer um artigo, ensinando você a identificar sites scam, scammers e afins…

Então? Como identificar um site scam?

Primeiramente, caso você não saiba, scam são sites falsos, scam em uma tradução literal para português pode ser visto como golpe, ou seja, são sites, de qualquer tipo, que tentam aplicar um golpe em você.

EncurtaNET

Como todos sabemos existem diversos tipos de scam, ou golpes, nesse artigo eu vou mencionar apenas tipos de scams relacionados ao trabalho com internet

Vou falar especificamente destes tipos de site, estes que normalmente você criador de conteúdo usa para monetizar seu trabalho:

  • Encurtadores de link
  • Redes de Anuncio (adnetwork)

Sinais de Alerta:

Agora tudo explicadinho, vou passar os sinais de alertas, estes sinais de alertas podem valer tanto para um tipo especifico de site, como todos os tipos de site, de qualquer forma quando for especifico eu avisarei ok?

Primeiro Sinal de Alerta: Anúncios na área de trabalho/Membros

A primeira coisa a ficar de olho é assim que se cadastra/loga na sua conta, você deve verificar se existe presença de anúncios na área de membros (adsense, banners, mineradores, popups e afins).

No Dito popular “É Batata”, se você entrar na sua área de trabalho/membros e começar a ver anúncios banners ou até mesmo popups com propaganda perseguindo você, CORRA!

Você pode notar que em todos os sites como adnetwork ou encurtadores de link profissionais eles não apresentam anúncios na página inicial,

Alguns exemplos de encurtadores que não apresentam anúncios na área de trabalho:

Segundo Sinal de Alerta: Site surgiu do nada e não possuí redes sociais

Você pode até conseguir contato com o “suporte”, mas note quando um site não possuí sinais sociais ele tende a ser um golpe, essas redes sociais, seriam, no mínimo uma página do facebook, com atualizações constantes avisos e etc.

Um bom exemplo de página facebook que você pode usar como modelo para verificar é a página EncurtaNet, criada a mais de 2 anos e até hoje conta com atualizações recentes sobre oque esta acontecendo no Encurtador de links.

Terceiro Sinal de Alerta: Idade do site

Essa aqui até os melhores scammers  não podem esconder, a idade que o site foi criado, (idade do domínio registrado), primeiramente você pode conseguir essa informação em qualquer “who is”, Basta pesquisar no google por who is, e colocar o domínio principal do site a ser verificado.

Assim que você fizer isto veja a data de registro e data de expiração do domínio.

Se o domínio tem menos de um ano, e a data de expiração não é no mínimo 2 anos a partir da data de criação, fique alerta pois o risco do site se tornar um scam é GIGANTE.

Quarto Sinal de Alerta: Pagando acima do mercado

Essa é clássica, e é o jeito mais fácil de um golpista conseguir usuários para seu golpe, é tão óbvio que eu não entendo o motivo das pessoas ainda caírem nisso…

Assim como você tem “lojas virtuais” que dão golpe quando um produto está barato de mais, no caso de adnetworks ou encurtadores de link, isso acontece quando os valores pagos aos usuários são muito maiores do que o mercado.

Normalmente quem caí nesses golpes (várias vezes seguidas) são os gananciosos… Por isso quando você  vê uma discrepância é melhor ficar longe

Dica Para Finalizar…

Acredito que com essas 4 dicas simples você será capaz de identificar um site scam, mas fique sempre de olho aberto, pois existem muitos tipos de scam, e normalmente esses sites até fazem seu trabalho por meses seguidos e em seguida param do nada.

Você já deve ter visto alguém falando “o site caiu”, pois bem, tenho registro de sites que funcionavam perfeitamente, E do nada o “site caiu”, não que fique fora do ar (offline), apenas que o site decidiu parar de pagar todo mundo. Ou seja, virou um scam.

Por isso fique de olho e veja se o site possuí coisas como…

Sinais que um site é confiável:

  • Possuí Cadastro Nacional de Pessoa Juridica (CNPJ)
  • Trabalha com moeda Local (Reais caso ele esteja no Brasil) ex: Existem leis do BC para movimentação de moeda estrangeira no Brasil.
  • O Site possuí reviews e provas de pagamentos e sinais sociais de sua existencia
  • O Site está indexado e possuí um bom rank no Alexa Ranking.
  • Possuí e-mails de contato profissionais ([email protected]), desconfie de qualquer site que não tem um email profissional para atender seus usuários…

Espero que você tenha muito sucesso na sua jornada online, fique de olho onde você está trabalhando para não perder seu dinheiro, e sempre: trabalhe apenas com sites confiáveis.

Até a próxima,

EncurtaNET